Quem é Clau Souza? E esse tal de Ségio?

Clau Souza e Sérgio

Tudo da Borogodó

Bom, se vc parou aqui deve ser porque:

• Quer trabalhar com ilustração e precisa de dicas práticas para se tornar um ilustrador profissional

• Quer saber como trabalhar exclusivamente com ilustração e não sabe nem por onde começar

• Já trabalha com ilustração, mas sente que precisa se atualizar e não tem certeza sobre muitas coisas, como fazer um orçamento ou leis de direitos autorais

• Quer mudar de profissão e ilustração te parece uma ótima ideia

Acertei né!? Só para constar, nas horas vagas sou vidente (e vc paga só depois que o seu amor voltar).

COMO EU POSSO TE AJUDAR?

Image title

Nos últimos tempos parece até que ilustrador dá em árvore, pela quantidade de gente que sabe desenhar. Mas a maioria não segue a carreira e vai para outras direções (que muitas vezes nem gostam muito) e ficam se torturando pq desenhar é o q + amam fazer. Mas pq raios isso acontece? Eu tenho 3 palpites (baseado em fatos reais):

• Desenhar just for fun é muito diferente de trabalhar com ilustração. Vc terá um briefing pra seguir, prazo de entrega, aprovação de cliente e pode ser q as coisas não saiam exatamente como vc quer. Tem gente q num guenta. 

• A geração do “eu quero tudo e quero agora”. Muita gente acha q uma carreira é construída na velocidade da luz. Não se iluda, as coisas realmente bacanas levam tempo pra acontecer. Paixão, disciplina, paciência e dedicação são muito importantes na vida de um ilustrador. Eu chamo esse combo de “sanguenozóio".

• O cara desenha muito, tem uma técnica incrível - mas não consegue trabalhar comercialmente. Ele acredita q não precisa prospectar ou saber fazer cálculos de orçamento, mandar contrato, porque é dotado de um talento nato. Resultado: preju eterno, jobs q não aparecem e o mundo perde um ilustrador com muito potencial, pq ele não soube lidar com o mercado.

Portfolio

Aham, eu já pensei em desistir da ilustração 1 milhão de vezes e percebi q parte disso se devia ao fato de que eu não tinha nenhum amigo ilustrador, nenhuma fonte realmente relevante sobre o tema. Que fique entre nós, mas eu vivi numa época de internet-discada, onde um grupo no Yahoo era o único lugar que um ilustrador tinha pra trocar ideia. Aquela história de fazer parte de um grupo é forte, eu mesma não botava muita fé. E ter liberdade de fazer “perguntas burras” é libertador, concorda? Ler revistas da área, ir em eventos é inspirador, mas geralmente pouco prático. Afinal é + fácil mostrar uma peça incrível premiada, do que dizer quantos rafes foram necessários para chegar até ali. Vamos deixar o glamour um pouco de lado, por um conteúdo mais verdadeiro e q realmente te ajude. Eu não sou a melhor desenhista, mas me dedico muito pra ser a melhor que eu posso ser e sou diariamente recompensada: vivo de ilustração. E eu acredito q qualquer um pode ser o melhor ilustrador se rolar o sanguenozóio.

Se tudo isso que te falei faz algum sentido, seja bem vindo as terras borogodenses e aproveite ao máximo o conteúdo do primeiro curso online da Escolinha. Vc pode conferir tudo o que rola ali no conteúdo programático, facin facin. 

Sério, vc não precisa estar sozinho nessa estrada de tijolos amarelos da ilustração. To aqui abanando um lencinho pra vc <3

POR ONDE ANDEI (leia cantando, como Nando Reis)

Pq se tem uma coisa que todo profissional tem q ter é orgulho dos seus feitos, né não? Meus projetos já foram reconhecidos por grandes publicações da área, como essas aí embaixo:

Borogodó na midia


ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE DESENHAVA

Um pouco da minha história na ilustração

Fiz faculdade de Publicidade e Progaganda em Joinville e já no primeiro ano consegui estágio em agência - o que na época me dava uma dor nas entranhas de tanto agonia misturado com um siricutico de felicidade. Lá eu comecei trabalhando como redatora jr. E num dia fatídico, o ilustrador que foi contratado pra fazer um storyboard furou a entrega e eu, naquela inconsequente vontade de ser útil, disse que “sabia desenhar”. Eu desenhei um cheque, uma nota de 1 real e um boleto com rosto, braços e pernas. Sim, é exatamente isso q vc tá pensando: perturbador.

Depois fui parar num estúdio de ilustração, voltei pra agência…e dessa vez para a melhor da cidade, like a boss. Quase. Comi o pão que o diabo amassou, já q ninguém tinha tempo de me ensinar nada, o ritmo era frenético e eu ganhava praticamente pra pagar a facu e garantir um salgado muito ordinário na cantina. Todos eram profissionais formados, experientes, os melhores em suas áreas e eu era a única estagiária da criação. Aah, aquele típico sentimento de inadequação que todo ilustrador experimenta pelo menos uma vez na vida. Minha sorte é que sempre soube rir de mim mesma. Além de estar sempre a disposição pra qualquer demanda de ilustração, nem q pra isso tivesse que fazer bate-volta da facu para agência. Foi lá que acabaram me chamando de ILUSTRADORA pela primeira vez. E me achei o máximo, senti que essa carreira poderia dar pé. Até o dia em que a dona da agência disse que precisava me mandar embora pq não tinha demanda suficiente de ilustração e eu era muito boa nisso. A vida é pura ironia.

Estudei Design 5.0 e Coolhunting em Curitiba e ainda em Joinville fui trabalhar com turismo na área de criação e tudo o q eu fazia envolvia ilustração, mesmo quando ninguém pedia. Aparentemente meu chefe enxergava outras possibilidades em mim além do desenho e me promoveu para Coordenadora de Comunicação. Amei, mas não largava do osso da ilustração. Em paralelo trabalhava feito louca como freelancer. Saí do turismo e decidi trabalhar como freela e não virei mendiga. Pelo contrário, até aquele momento nunca tive tantos projetos legais nas mãos e tantas dilmas. Isso me motivou a dar um passo + sério.

Em 2014 me mudei para Curitiba com o maridón/sócio e juntos abrimos o Estúdio Borogodó. Desde então trabalhamos com diversos clientes bacanas como Fundação O Boticário, várias editoras, Fiat, Mundo Estranho e por aí vai. Nesse meio tempo tirei do papel um sonho antigo, ter uma Lojinha online com coleções criadas por mim. E isso vem dando tão certo que a gente já conta com um comercial arretado que distribuiu os posters para todo o Brasil. E foi no final de 2015 que lançamos o projeto de Cursos Criativos, com o primeiríssimo Curso online Carreira Ilustrador para iniciantes :D E aqui uma das minhas principais missões é te ajudar a dar um belo chute no traseiro de todo o blá-blá-blá q te impede de ir em frente e fazer com q o mundo descubra o ilustrador porreta q vc é.

Espero que vc se sinta inspirado a vir comigo. Será lindo, acredite.


Image title

Legenda: 1. 50 Tons de Turquesa: a minha cor preferida para combinações nos mais diferentes projetos (e pq não dizer na vida!). Esse tom q caminha entre verde e azul é muito versátil e dá um ar cool para paletas enxutas e coloridas. 2. Ilustradora Preferida: Mary Blair é a artista mais inspiradora pra mim. Trabalhou na Disney dos anos 40-50 e tinha uma habilidade incrível em combinação de cores e composições coloridas, além de criar personagens simples e super fofos. 3. Livros do Coração: esses dois são extremos, mas tem o mesmo peso no meu <3. Enquanto Coraline, de Neil Gaiman é misterioso, imaginativo e tem uma boa dose de suspense - Mulheres Alteradas, uma das séries da ilustradora e escritora Maitena é bem humorado e baseado no cotidiano das mulheres. Devo ter lido os dois umas 10x! 4. Revistas + Maneiras: A revista Ilustrar não está mais por aí, mas tem muitas edições dela disponível aqui, grátis. Foi lá que conheci mais a fundo sobre ilustradores brasileiros, o conteúdo é ótimo! Já a Minchó é uma publicação espanhola e dá ênfase no olhar conceitual e artístico da ilustração. 5. Software Preferido: sem dúvida o Illustrator é meu queridinho, justamente porque eu adoro o resultado estético e a versatilidade da ilustração vetorial. 6. Lápis azul: além de dar um efeito bacanudo, ele é um curinga na hora de fazer os sketches, pq a cor ajuda nos primeiros traços e tudo fica mais limpo quando vc quer reforçar o traço em lápis comum. 7. Sketchbook Artesanal: nada se compara a algo feito à mão. A grande vantagem está na adequação do papel para diferentes ferramentas de desenho e a durabilidade do livro. No Brasil, as minhas lojas preferidas são a Zoopress e Miolito.   

Pronto pra viver de ilustração?! Então se inscreva no Curso Carreira ilustrador e vem comigo!

Clau Souza


Voltar ao topo